quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Roupas Sob medida

(No English version today, sorry )

Pode ser possível e bem divertido, vamos pensar
Sempre associei roupas sob medida com a Alta Costura Chanel ou costureiras velhinhas que fazem roupas para outras velhinhas. Claro que isso deve acontecer, e também não sei qual é a minha nova ideia, maas essa ramificação da moda, essa alternativa me parece muito interessante e digna de discussão e visibilidade.



Ainda não tenho nenhuma roupa sob medida, mas imaginem ter exatamente aquela peça de desejo que nunca foi possível encontrar em loja alguma, óbvio, ninguém pensa e possui exatamente os mesmos gostos que nós. Uma economia de tempo, uma vez que rodar shoppings e vitrines é desgastante, ainda mais quando quase sempre saímos insatisfeitas. E  aí, precisamos ir às compras outra vez para, quem sabe, conseguir encontrar aquilo que nos satisfaça. Um outro impulso ao consumo exagerado. Todas nós sabemos que quando encontramos aquela peça que veste perfeitamente, não importa o que aconteça, quantos novos itens apareçam, aquela peça não desgruda do nosso corpo, né?
Por isso, cheguei à conclusão que roupas sob medidas é algo tão legal que deveria se tornar usual.
Mas entramos em vertentes ruins, como preço e tempo. Sabemos que ninguém aqui tem tempo de sobra para frequentar lojas de tecidos, escolher, procurar costureira, medir, pedir, ir conferir, etc etc etc. É por isso que deveria haver essa popularização:
  • Sabemos a procedência da roupa (minha nova obsessão)
  • A cadeia produtiva seria muito mais saudável e menos consumista
  • Quem sabe não é possível pegar gosto pela coisa e fazer as próprias peças, deve ser uma sensação muito boa ser autosuficiente em um quesito como esse
  • A roupa, mesmo que leve algum tempo, sai do jeitinho que queremos
  • O preço com certeza sairá mais em conta, e se não sai, deveria sair. Nós compramos o tecido, pagamos a mão de obra e pronto. Na loja: nós pagamos o tecido, a criatividade do estilista, a mão de obra(nem sempre honesta), o transporte, a locação do espaço, a vendedora, os impostos...
  • Quantos novos empregos de costureiras autônomas, que fazem isso por prazer, não seriam criados? 
  • Não é uma ameaça aos estilistas que estudam anos para criarem peças incríveis e são verdadeiros gênios da arte e da criatividade, é apenas uma outra opção
Enquanto não vira uma febre, pode ser muito divertido e prazeroso ter uma peça dessas, feita do nosso jeito. Vencer a preguiça e a acomodação, como eu venho falando por aqui, podem trazer grandes e boas surpresas. Eu faço parte desse mundo corrido, mas a vida passa tão rápido (já estamos em outubro! Isso é possível?) que se levamos tudo muito a sério e não tentamos mudar algumas ações ou mesmo sentimentos, acabamos nos privando e excluindo muitas possibilidades. Vale a pena conhecer e arriscar às vezes, o prejuízo não deve ser tão grande se der errado.
O bom é experimentar, trazer para o cotidiano aquilo que nos faz bem e pode nos fazer crescer, por mais relutante que a situação possa ser a principio. (Ok, isso está indo muito além de moda)
Acredito que todas devam conhecer Andy Torres, do StyleScrapbook. Ela costura e olha que peças incríveis é possível fazer com um criatividade e paciência


Todas por aqui, que frequentam o blog desde o começo, já devem ter percebido que eu tenho uma certa compulsão por escrever, mas como os comentários são positivos e adoráveis, eu me sinto confortável para continuar compartilhando minhas ideias por aqui. 


Aliás, estou procurando uma máquina de costura, quero começar a fazer algumas coisas. Alguém tem alguma informação sobre preços, onde conseguir, marcas, a melhor pra começar? 


Beiijos :)



13 comentários:

  1. Gosto de mandar fazer!!
    Fica perfeita pra mim!
    A Andy arrasa...
    Beijo
    http://www.blogdaleoliveira.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou dooooida pra aprender a costurar, menina!
    Olha cada coisa liiinda que sai, e poder dizer que foi vc mesma que fez é ótimoo *-*
    (e eu tbm sempre associei auta costura com grandes atelies e velhinhas)

    beijos

    ResponderExcluir
  3. OI lindona,eu adoro roupas feitas sobre medida,só q ultimamento pego umas costureiras preguiçosas q ninguem merece,mas vou me virando né,bjão adorei a visitinha :)

    ResponderExcluir
  4. Você escreve MUITO bem. Adorei o post e sou louca pra fazer um curso de corte&costura. Acho super válido nós mesmas fazermos nossas roupas. :)
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei seu blog!
    Seus looks são lindosssssssssss!
    Amei o lenço no cabelo em outro post!
    Seguindo!
    Beijos
    Mila
    http://estiloallure.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, Natyyyy !
    valew pelo comentario lá no COMOANDATHAISBELO .. !

    sempre tive vontade de ter uma roupa sob medida e sempre achei que isso de mandar fazer roupa só servia pra ocasiões, tipo: casamento!
    hoje sei que não é assim .. !
    tenho tias costureiras e vira-e-mexe manda fazer alguma coisinha pra mim ... adorooooooo !

    bjs Naty .. otimo finde pra vc !!!

    www.comoandathaisbelo.blogspot.com/

    obs:que blusa preta é essa?! .. to in love ♥
    obs2: vê se não some mesmo tá !? rsrsr

    ResponderExcluir
  7. Adoro mandar fazer em costureira!!
    Tenho uma que é otima...faz certinho...e é atualizada!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. As vezes eu mesma tenho vontade de fazer asminhas roupas também sabe?! cada coisa perfeita que a gente vê, mas não acha nada parecido por aqui se acha tem muita coisa pra modificar, meu mini-sonho é saber costurar as minhas próprias roupas!
    Beijocas, Jeh Galvão
    http://Horadamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Nathalia

    Adorei seu blog e já estou te seguindo. Vou aguardar a su visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Atenção: à partir de amanhã, começarão as pré comemorações do níver do blog. Fique figada pois a qualquer momento vc poderá ganhar um brinde surpresa além dos sorteios.

    Bjooooooooooooooo.....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  10. Nathalia, confesso que há alguns blogs que me dão preguiça de ler, mas o seu é ótimo, nos chama atenção, além do mais você escreve muito bem!

    Adorei esse post, queria uma costureira para fazer as roupas loucas que tenho na cabeça, hehehe...

    beijinhus, abraços, sorrisos e um lindo final de semana,
    Mayana


    baonilha.blogspot.com
    bemcasadodebaonilha.blogspot.com
    @baonilha

    ResponderExcluir
  11. Oi querida!!!

    Tudo bem???

    Eu compartilho esse desejo com você, eu adoraria fazer algumas roupas que imagino, rsrs!!! Há tempos fico adiando um velho sonho de fazer um curso de corte e costura!!!

    Bjinhos e tenha um final de semana especial!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu até sei costurar, fiz um curso mas o que me falta é justamente o que voce falou PACIÊNCIA rsrrss
    beijosss

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog... já vou seguir!!!

    Muito obrigada pela visitiha...

    Beijos

    Mari
    www.momentomulherzinha.com

    ResponderExcluir