sexta-feira, 30 de março de 2012

Um Teto Para Meu País

leiam leiam leiam, por favor por favor, por favor! :D

Hoje vim falar de uma das minhas paixões, inspirações e motivos para viver. Não é exagero e, embora esse blog seja majoritariamente sobre moda, eu quero falar desse assunto. hehe

Quando eu fui morar no Rio fiz muitas resoluções de ano novo: conseguir um emprego, começar a faculdade de jornalismo, viajar para Europa e África, refazer 70% do meu armário (entre doações, customizações e aquisições), emagrecer (todo mundo pede isso vai!) e... arrumar um trabalho voluntário! 
Eu sempre quis um, desejava fazer alguma coisa social, ajudar crianças, pessoas necessitadas, visitar velhinhos, qualquer coisa, mas nem sempre encontrar um trabalho desse tipo é fácil, aliás, isso é uma das coisas que eu mais ouço dos jovens, e que não deixa de ser verdade: até boa vontade precisa de pré-requisito. Todos os lugares que eu procurei em São Paulo, quando eu tinha 15,16 anos não me aceitaram por eu ser nova, não ter experiência, etc. Meus amigos falam que muitos pedem currículo. Eu entendo que é necessário comprometimento e uma seleção faz parte do processo, mas é desanimador. Enfim, no Rio, eu encontrei um trabalho voluntário incrível em um cursinho comunitário. Dei aula de redação durante o ano de 2011 às terças e, com toda certeza, foi uma experiência linda. Conheci pessoas maravilhosas, voluntários e alunos que com muita vontade e determinação alcançaram a desejada vaga na universidade e de quebra ganharam um prêmio! E não é um prêmio qualquer, o curso que eu fiz parte ganhou o prêmio Faz Diferença do jornal O Globo na categoria País. Orgulho de ter feito parte dessa linda equipe e ainda mais de saber que existe tanta gente que dorme e acorda pensando em realmente fazer a diferença.

E foi assim que chegamos ao post de hoje que da vez passada eu disse que não conseguia parar de pensar em um outra coisa que não aquelas sandálias de corda lindas, essa coisa se chama Um Teto Para Meu País. Tenho certeza que muita gente já ouviu falar, conhece alguém que participa, ou já viu em algum veículo midiático a "ONG das casinhas". 
Quando eu tive que voltar a morar em São Paulo este ano, eu fiquei com o coração na mão de deixar meu antigo trabalho voluntário e coloquei na minha cabeça que eu só voltaria se encontrasse algo novo para me dedicar e ajudar. Foi aí que, olhando todos os ganhadores do prêmio que o cursinho ganhou, eu encontrei o vencedor da categoria Razão Social e me interessei, e pesquisei, e gostei, e voltei a São Paulo, e me inscreve, e fui!

No último mês participei de três atividades do Teto (apelido carinhoso que os tetcheros dão à ONG). Comecei pela Deteccção Massiva, fui na minha primeira construção! - uma muito especial, aliás, que teve mais de 1000 voluntários e realizou a milésima casa do Teto no Brasil, e, no último fim de semana, fui na pintura da casa que construímos. QUE experiência! É de mudar o mundo, a cabeça, os pensamentos, a vida.
O Teto é uma ONG que existe há uns 11 anos, acho e lutam para erradicar a extrema pobreza da América Latina. Aqui no Brasil eles atuam há 6 e, no fim de semana passado, construíram a casa 1000. A ONG é formada por jovens universitários entre 18 e 30 anos que não vão lá para ganhar pontos extras na faculdade, nem nada em troca, vão lá porque acreditam na ideia, no projeto e na mudança. É uma ONG chilena que existe em praticamente toda a América Latina, talvez seja em toda, não tenho certeza e já construiu muitas, muitas casas mesmo. E, para vocês terem ideia, no Chile, não existe uma casa pior que a do Teto, o que isso significa? Que lá, eles conseguiram acabar com a extrema pobreza, aquelas casas que não são nem de madeira sabe? Que são feitas de lona, restos de papelão, madeirite.  Essa é uma das minhas maiores motivações. As casas do Teto são feitas de madeiras e duram e média 5 anos, isso não significa que a ONG quer que eles fiquem sem casa depois desse tempo, significa que a casa é uma motivação, um impulso para eles, em um futuro próximo, construírem uma casa de alvenaria. E o mais legal é que o Teto é composto por 3 fases, a primeira é a construção de casas, a segunda se chama habilitação social, onde os problemas da comunidade são identificados, e o Teto corre atrás para encontrar uma solução junto com os líderes da comunidade, e a terceira é a comunidade sustentável, onde a comunidade sozinha pode viver e crescer sem a ajuda do Teto. Aqui no Brasil só existe a primeira fase, em 2012 será implantada a segunda, além disso vão ser abertos dois novos escritórios, um no Rio e um no Nordeste. Lá no Chile já existem as três fases :)

Então, faço um convite a todos que estão lendo o blog e moram em São Paulo, ou que não moram e têm disponibilidade para vir para cá, a conhecerem a ONG, procurem no site, no face, no twitter, na wikipédia e, se gostarem do projeto, se inscrevam a participem! Sejam comprometidos, com cabeça a aberta e estejam prontos para encontrar vidas com situações completamente diferentes as nossas, porém que compartilham da mesma realidade, a nossa realidade do Brasil é a mesma e nós podemos, sim, mudar alguma coisa.

11 comentários:

  1. Que bacana essa ONG!
    Muito legal o trabalho voluntário que vc faz! Sou de Manaus, mas nunca fui atrás de ajudar nenhum projeto pelo mesmo motivo que vc tinha, eu não tinha nenhuma especialidade e era nova!
    Agora que posso, não tenho tempo :(
    Mas ainda penso em ajudar de outras formas!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, flor! É demais essas iniciativas! Todo mundo poderia pensar igual você, com certeza o mundo seria diferente!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  3. É disso que precisamos.. parabéns flor bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo essa iniciativa.
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  5. AHH que lindo esse trabalho que você faz, eu gosto muito de fazer trabalhos voluntários...pena que tem um tempo que não faço.
    Esta de parabéns mesmo *-*

    Tem post novo: Relax...it's a just bag
    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Isso é bem legal, adoro poder fazer algo pelo próximo, penso muito nas crianças e no futuro do país, adorei essa iniciativa e esse trabalho voluntário, bem legal amiga :* beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Bem legal esse projeto, parabéns pela conquista!
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog.. ^^'
    Estou a te seguir e convido a conhecer o meu: http://belezaeatragedia.blogspot.com/

    é de outra temátcia mais se vc gostar segue lá tbm, bjos.. Até Mais!!

    ResponderExcluir
  9. Que legal essa ONG! Nunca tinha ouvido falar, mas a ideia dela é muito legal.
    Se todo mundo começar a pensar que nem vc, o mundo com certeza será bem melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Incrivel! Parabens!
    Você é uma pessoa incrivel! :)

    ResponderExcluir
  11. precisamos de mais pessoas assim no mundo!

    beijão
    http://mondeetmode.blogspot.com.br

    ResponderExcluir